M&A

Qual a segurança nas operações de M&A?

A segurança é um elemento primordial para empresários que pensam em adquirir uma empresa, fazer a fusão com outra ou mesmo vender seu negócio.

Como já falamos em outros textos, M&A (do inglês, Mergers and Aquisitions) significa fusões e aquisições. Essas operações têm como fim, uma expansão do negócio.

Mas como isso acontece?

Com uma operação de M&A, uma empresa pode ganhar em vários aspectos, como, por exemplo, na inovação, no conhecimento, na otimização de operações e de custos e na expansão de mercado, só para citar alguns.

Contudo, nem sempre esses procedimentos saem como esperado. Infelizmente se alguma ou algumas das etapas são negligenciadas, certamente haverá problemas e as partes não chegarão à negociação.

Operações de M&A (Fusão e Aquisição) realmente requerem atenção, cuidado e, principalmente, confiança em quem está auxiliando no processo. Afinal, o M&A muda o rumo dos negócios.

Nesse texto vamos falar justamente sobre as razões pelas quais você pode ter segurança e estar convicto nas ações da Zucchi em uma operação de M&A. Vamos a elas?

1) Segurança com a atuação dos licenciados

Trabalhamos com uma metodologia desenvolvida especialmente por nós. Ela apresenta uma série de prerrogativas para que o negócio seja efetivado.

Nosso processo tem cinco etapas bem estabelecidas: Interesse, Preparação, Divulgação, Negociações e Transação.

Para captar as possíveis empresas que podem passar por uma operação de M&A é uma tarefa que fica a cargo dos licenciados Zucchi M&A.

Um parênteses aqui: se você tem interesse nesse mercado, não deixe de ler sobre o perfil de quem capta essas oportunidades, algumas vantagens em atuar nesse mercado e como essa atividade pode gerar (uma boa!) renda extra.

E para que essa segurança de fato exista, os licenciados passam por treinamentos e recebem todas as instruções necessárias para que possam atuar nas operações de M&A.

Há, inclusive, um Manual de Operações, o qual padroniza procedimentos de todos os licenciados. O resultado é uma experiência homogênea por parte dos clientes, sejam eles de quaisquer regiões do Brasil.

A Zucchi, portanto, trabalha com parceiros que primem pelo profissionalismo tanto quanto ela o faz. E esse é um ponto de segurança bastante importante e que gera um diferencial.

2) Conhecimento e know how são fatores fortes de segurança

As etapas seguintes, de Preparação, Divulgação, Negociações e Transação têm, em maior ou menor percentual, a atuação direta da equipe qualificada da Zucchi.

E esse é, sim, um diferencial. Isso porque há conhecimentos, know how e a expertise de anos da Zucchi atuando no mercado.

A Zucchi Governança, Estratégia e Gestão foi fundada em 1996 e já atendeu a mais de 450 clientes em todo o país.

A empresa atua com assessoria nas áreas de Governança Corporativa, Finanças, Arquitetura Organizacional, Estratégia e Inovação e Análise de viabilidade de projetos.

Para tanto, a Zucchi conhece, domina e realiza constantemente as ferramentas que também são utilizadas na fase de Preparação do M&A. Duas delas – bastante importantes – são o Valuation e o Plano de Negócio.

Com o Valuation e o Plano de Negócio, que trazem dados e informações muito embasados a respeito do negócio, há mais garantia de estar no caminho certo.

E, com isso, certamente há mais segurança em estar tomando a atitude correta.

3) Precisão na documentação jurídica e de diagnóstico reforçam a segurança

Todos os processos e as etapas são estabelecidos com documentos. Sim, o velho “preto no branco” é fundamental para dar segurança para todas as partes.

A Zucchi, em todos as operações de M&A em que auxilia, produz documentos – tanto jurídicos quanto de diagnóstico das empresas – para garantir a proteção para os empresários que estão envolvidos no processo.

O licenciado fornece um modelo de contrato que será preenchido por ele e assinado por todos os sócios da empresa a ser vendida. É obrigatório que em todas as negociações haja um contrato de intermediação e venda para que haja ainda mais lisura ao negócio.

Também é essencial um termo de ciência de venda. Esse documento deve conter as assinaturas de todos os sócios, reduzindo possíveis questões societárias no momento da venda.

Para tornar tudo mais correto e adequado, em todas as negociações é, também, obrigatório, um termo de sigilo e confidencialidade assinado pelos sócios da empresa a ser vendida, pelos interessados na aquisição ou fusão, pelo licenciado e pela Zucchi M&A.

Com relação aos documentos da empresa a ser vendida, quanto mais informações e comprovações forem levantadas, melhor. Afinal, a Zucchi M&A preza pela transparência e deseja que todas as partes envolvidas na negociação sintam-se seguras.

Os documentos vão desde informações básicas, como quadro societário e contatos, até balanço patrimonial, patrimônio e endividamento, por exemplo.

Além disso, faz parte de todo o processo a possibilidade de abertura de diálogo o tempo todo. Em resumo: os investidores podem solicitar informações e documentos adicionais para análises a qualquer momento.

Com tanto cuidado, precauções, checagens e documentações, a segurança em uma operação de M&A não é mais uma questão tão relevante.

Conheça mais sobre a Zucchi em nosso site e entre em contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *