M&A

Fusões e aquisições: perfil de quem capta oportunidades

Fusões e aquisições

As operações de Fusões e Aquisições (M&A) são intermediadas por pessoas que captam essas possibilidades de negócio. Na Zucchi M&A, elas são denominadas “licenciados”.

Assim como para ser um bom administrador é preciso ser organizado e para atuar na gestão de pessoas é preciso saber mediar conflitos, para ser um licenciado não é diferente: há características específicas.

É claro que todo mundo pode desenvolver habilidades, estudar, se aperfeiçoar.

Porém, há um certo perfil, alguns atributos de personalidade que facilitam o caminho para a atuação na captação de operações de Fusões e Aquisições.

Se você tem interesse, mas ainda não entendeu muito bem do que se tratam as operações de Fusões e Aquisições (M&A), leia o post sobre “O que são fusões e aquisições de empresas e como podem ajudar o meu negócio?”.

Lá explicamos que o M&A é extremamente positivo em diversos casos para o seu negócio, pois

“pode ser utilizado como uma estratégia para trazer inovação, conhecimento, otimização de operação e de custos, expansão de mercado, entre outros benefícios para a empresa”.

Também detalhamos como é feito o processo de Fusões e Aquisições pela Zucchi M&A.

Há um zelo enorme da Zucchi desde a fase de Interesse, passando pela Preparação, Divulgação, até finalmente chegar na Negociação e propriamente na Transação.

A Zucchi está se especializando cada vez mais nessa área e, por essa razão, está buscando parceiros para atuarem como licenciados.

Esses profissionais vão atuar a partir de um padrão estabelecido pela Zucchi M&A, no qual eles serão treinados, preparados e receberão todo o suporte.

Benefícios de atuar com Fusões e Aquisições

Nesse texto falamos justamente sobre as vantagens de ser um licenciado Zucchi M&A. Lendo-o, você perceberá que muito mais do que dinheiro, você terá vários benefícios:

– Os licenciados têm o background de uma empresa que é respeitada e considerada uma autoridade no mercado.

A Zucchi se responsabiliza por muitos estudos, assim como fornece checklists ao licenciado para dar segurança a todas as partes envolvidas no negócio. 

Dessa maneira, o licenciado também tem a confiabilidade por parte do empresário que quer adquirir uma empresa ou vender seu próprio negócio.

E isso faz muita diferença no momento da captação de uma oportunidade de transação M&A.

– Os licenciados recebem todo treinamento necessário para atuarem na captação de operações de Fusões e Aquisições.

Portanto, os licenciados conhecem e têm a oportunidade de se aprofundarem nas metodologias, ferramentas e processos utilizados pela Zucchi M&A.

– Com a atuação enquanto licenciados, os profissionais ganham conhecimentos de mercado, experiências valiosas e muitos contatos.

E, é claro: há chances de ganhar boas comissões. Afinal, esse é um trabalho e merece ser remunerado à altura.

E quais as características para atuar como licenciado?

Para atuar como licenciado Zucchi M&A, consideramos que um certo perfil é o mais adequado. Vamos a essas características:

1) Ser curioso e interessado:

Quem deseja atuar na área de Fusões e Aquisições precisa se interessar em como os negócios funcionam, ler a respeito de gerenciamento de empresas, buscar conhecimentos a respeito de áreas e do mercado.

Isso contribui muito para que a captação das operações de M&A fluam melhor.

Afinal, uma pessoa que compreende e consegue trocar informações, tem mais credibilidade com o empresário que quer comprar ou vender uma empresa.

2) Ser ético

Essa característica é fundamental.

Quem toma conhecimento que um empresário deseja vender ou comprar uma empresa precisa atuar com discrição e manter os sigilo a respeito dessa intenção até o momento adequado.

No médio e longo prazo, essa forma de atuação vai ganhando notoriedade no mercado e o licenciado constrói uma reputação sólida. 

Essa é uma característica, aliás, da qual a Zucchi M&A não abre mão. Afinal, mais do que uma reputação própria, o licenciado leva também, o nosso nome e a nossa reputação.

3) Saber fazer network

Ter facilidade em conhecer pessoas e interagir em espaços sociais definitivamente não podem ser um problema para quem quer atuar como licenciado.

O profissional precisa conversar com pessoas e aproveitar momentos convenientes para iniciar diálogos. Quanto mais pessoas do mercado o licenciado conhecer, melhor. 

4) Atender muito bem

O bom atendimento, inegavelmente, é essencial para que qualquer pessoa prospere em sua atuação profissional. A um licenciado, ainda mais.

Como trata-se de algo em que a pessoa precisa confiar no profissional, o bom atendimento é pré-requisito.

Atenção, agilidade e qualidade nos retornos, além de atitudes polidas, por exemplo, são premissas para a atuação dos licenciados.

5) Ser seguro

Em negócios envolvendo Fusões e Aquisições, geralmente há certa tensão por parte do empresário.

Isso porque muitas vezes, ele está fazendo uma operação com o negócio que foi da família ou foi seu sustento durante longos anos.

E, é claro, operações assim envolvem muito dinheiro. Dessa forma, o licenciado precisa estar preparado. Somente assim ele passará segurança ao empresário.

Obviamente ninguém domina tudo. Porém, mesmo em uma situação na qual o licenciado não saiba responder de pronto, ele pode manter-se seguro buscando a informação adequada com fontes confiáveis.

E então: você acredita que tem essas características? Gosta dessa possibilidade de atuação? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *