Gestão

Será que foi sorte mesmo?

Será que foi sorte mesmo

Será mesmo que aquele empresário teve sorte? Quantas vezes você já ouviu a expressão: “Aquele empresário teve sorte”. 

Pois bem, a sorte ajuda sim, sempre é bom contar com um pouco, mas saiba que ela deve ser responsável por apenas 0,5% do sucesso de uma empresa. Na maioria das vezes o sucesso está relacionado “apenas” com sangue, suor e lágrimas.

Imagine-se pilotando um avião. Para que você faça isso de maneira segura, precisa de um marcador de velocidade, de altitude, de combustível. Para você gerenciar de forma eficiente uma empresa, precisa do mesmo painel de controle. 

Você precisa saber quanto dinheiro entra, quanto dinheiro sai, quanto dinheiro sobra, qual o lucro líquido, qual os gastos fixos, qual a margem de contribuição da sua empresa… 

Gestão financeira é fundamental

Gerenciar uma empresa sem controles e planejamento financeiro é o mesmo que sair pilotando seu avião de olhos vendados e sem nenhuma rota definida. A chance de acontecer uma tragédia é muito grande.

O grande propósito da gestão financeira dentro de qualquer organização é de servir de força motriz para a criação de resultados, quebrando a inércia do processo de gestão. Assim como terminar com a gestão por “achismo”.

É comum encontrarmos empresários que acham que a empresa está bem, acreditam que estão praticando o preço correto de venda, que crêem que a margem de lucro é de 25%. Porém, na verdade, a empresa está quase quebrando, e eles não perceberam ainda.

Também é comum encontrarmos empresários que passam o dia inteiro procurando uma muleta, uma desculpa para justificar o fracasso: “Esse ano teve a pandemia”; “esse ano tem eleição”; “esse ano choveu muito”; “esse ano não deu frio”. 

Essas empresa são gerenciadas pela inércia. O empresário espera o fim do mês para saber se a empresa conseguiu pagar as contas ou não.

É preciso entender que você, empresário, gestor ou diretor é responsável pelos resultados financeiros da sua empresa, sejam eles bons ou ruins. 

A gestão financeira é a ferramenta que vai te ajudar a saber o que você precisa fazer desde o dia primeiro do mês para construir os resultados de que sua empresa precisa.

5 pontos importantes para um bom planejamento financeiro:

1. É imperativo que você anote cada centavo que entra e cada centavo que sai da sua empresa. Isso fará com que você conheça intimamente a sua saúde financeira. Nessa etapa você descobre qual é o resultado da sua empresa.

2. Crie um bom planejamento orçamentário. Baseado no seu histórico e na sua visão de futuro, você precisa criar o cenário ideal. Na etapa anterior você descobre que seu lucro é de 3%; já nesta etapa você cria um planejamento para chegar em 25%.

3. Crie um bom planejamento estratégico. Planejamento estratégico vai muito além da definição de missão, visão e valores. Ele serve para definir qual o alvo a ser atingido.

Imagine-se iniciando uma viagem sem saber o destino. Impossível alcançar o objetivo, não é? O primeiro passo para você definir uma estratégia para o caminho é definir o destino. Dependendo do seu destino você terá gastos diferentes.

4. Crie um painel de controle. Os indicadores de performance servem de “dedo duro” do processo. Eles devem te motivar todas as manhãs a criar ações que te levarão mais próximo aos resultados que você precisa criar.

5. Crie e acompanhe planos de ação. Sabe aquela sensação de reunião improdutiva? Você acaba com ela quando tem uma boa pauta. O plano de ação serve para definir responsáveis e datas-limite para a conclusão das ações que te ajudarão a construir o resultado esperado.

Diagnóstico da saúde financeira

Quando implantamos a modelagem financeira com nossos clientes descobrimos o nível de saúde financeira da empresa.

Esta saúde está relacionada à quantidade de dinheiro disponível no caixa. Quanto mais dinheiro sobrando, mais saúde financeira.

A gestão financeira, portanto, é a ferramenta que vai te auxiliar no processo de entender qual o seu atual nível de saúde financeira e como consequência auxiliá-lo a melhorá-la, acabando com a gestão por “achismo”. 

Assim, auxiliamos o empresário a atingir resultados financeiros positivos nunca antes imaginados. Imagine seu lucro multiplicado por dez!

Lembre-se: toda e qualquer empresa nasceu com o propósito de gerar riquezas. Alguém investiu tempo e dinheiro e esses recursos precisam ser remunerados.

Vamos conversar e buscar melhores resultados para sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *