Gestão

7 razões para você fazer gestão do financeiro na sua empresa


Antes de você ler esse texto, gostaria de lhe propor uma reflexão: Por que sua empresa existe?

Muitos empresários diriam que suas respectivas empresas existem para:

– transportar uma mercadorias de um ponto “A” a um ponto “B”;
– outros diriam que sua empresa existe para embelezar pessoas;
– outros ainda diriam ainda que sua empresa existe para atender uma demanda de mercado;
– e outros até diriam que suas empresas existem para realizar sonhos.

Tudo isso está correto, porém esta é a parte romântica da história. Precisamos nos conscientizar que toda e qualquer empresa tem um único objetivo primário: gerar riqueza. 

Empresários e empreendedores investem recursos (tempo e dinheiro) com o objetivo de maximizar esse investimento através do lucro gerado por suas empresas.

Antes de seguirmos adiante gostaria de lhe propor uma segunda reflexão: por que empresas quebram?

Segundo dados divulgados na internet, aproximadamente 65% das empresas abertas no Brasil não passam do quinto ano de vida.

Se investigarmos o principal motivo desta falência certamente teremos em comum nessas empresas problemas no financeiro e ausência de caixa. Essas empresas não conseguem gerar lucro econômico, e consequentemente não geram dinheiro para pagar suas contas.

Quer saber onde entra a gestão do financeiro em toda essa história? 

Então imagine-se fazendo sua primeira viagem de avião. Você confessa à aeromoça sua vontade de conhecer a cabine do piloto, imaginando ver uma série de relógios: um marcador de combustível, um marcador de velocidade, um marcador de altitude. 

No entanto, ao chegar à cabine você se depara somente com um marcador de velocidade e nada mais. 

Ao questionar o piloto sobre a importância das outras ferramentas para um voo seguro o piloto lhe responde que nesta viagem controlaria apenas a velocidade. 

Você permaneceria neste avião? Certamente não!

Como fazer a gestão do Financeiro?

A gestão do financeiro de uma empresa possui exatamente o mesmo propósito: criar uma série de ferramentas de gestão que vão medir mensalmente os resultados financeiros criados pela sua empresa. Com isso, você deixa de gerenciar sua empresa pelo “achismo” e passa a ter certeza dos seus resultados.

Como poderíamos criar uma meta de 25% de lucratividade se nem sabemos a lucratividade atual da empresa? Como podemos criar uma meta de diminuir os gastos em 15% se nem sabemos quais são nossos gastos atualmente?

A gestão do financeiro começa com o processo de registrar cada centavo que entra e cada centavo que sai da sua empresa. Assim você poderá montar seu bom, velho e subestimado fluxo de caixa.

Segundo dados disponíveis na internet, mais de 80% das empresas no Brasil não utilizam o fluxo de caixa. Portanto, os empresários (se é que podemos usar esse termo) não sabem quanto dinheiro entra, sai ou sobra em suas empresas.

Razões para fazer a gestão do financeiro

Elencamos, então, sete razões extremamente importantes para você fazer a gestão do financeiro da sua sua empresa:

1)    Descobrir o resultado econômico da sua empresa: cuidando do seu financeiro você será capaz de descobrir o lucro ou prejuízo da sua organização;
2)    Descobrir a saúde do financeiro: fazendo corretamente a gestão do seu financeiro você descobre quanto dinheiro entra, quanto dinheiro sai e quanto dinheiro sobra no seu caixa. 

Neste ponto vale a pena explorarmos um pouco mais esse conceito. Você precisa entender que a saúde financeira da sua empresa está relacionada com a quantidade de dinheiro disponível que você tem no caixa. 

Se você possui dinheiro sobrando no caixa e consegue até aplicar dinheiro mensalmente, esse é um forte indício de que sua empresa possui saúde financeira. 

Agora se você não tem dinheiro sobrando ou pior ainda, paga alguns boletos atrasados, utiliza-se do cheque especial, está fazendo capital de giro para pagar fornecedores e salários, muito provavelmente sua empresa não possui saúde financeira.

3)    Descobrir onde está indo o dinheiro da sua empresa: fazendo a gestão do seu financeiro você vai descobrir para onde está indo o seu dinheiro. 

Tenho certeza que neste momento você pensou “Eu sei para onde está indo meu dinheiro”. Pois então te faço um desafio: crie um relatório de todas (quando eu digo todas eu digo todas mesmo) suas despesas do último ano. 

Você vai se surpreender com alguns vilões e descobrirá quais são verdadeiramente os principais gastos da sua empresa;

4)    Criar um bom planejamento orçamentário: com as descobertas que você fez acima você pode então definir limites de gastos e receitas a serem atingidos. 

O planejamento orçamentário de uma empresa é como uma receita de um belo bolo de fubá. Nele você encontra a quantidade de receitas e despesas que deverá ter no mês para construir os resultados financeiros que sua empresa precisa;

5)    Criar indicadores de performance: medir a eficiência operacional e financeira da sua empresa através de indicadores acaba com a gestão por “achismo”. 

Eles devem servir de força motriz para quebrar sua inércia e te levar a pensar em inteligentes ações que aumentarão seus resultados.

6)    Acabar com a gestão por “achismo”: controlando o financeiro da sua empresa, você terá números que te auxiliarão em qualquer decisão. 
7)     Melhorar os resultados: fazendo gestão do financeiro da sua empresa você poderá conhecer intimamente seus resultados e então poderá criar ações para melhorá-lo.

Lembre-se: se você deseja aumentar o lucro da sua empresa, o primeiro passo é conhecê-lo.

Está com dificuldade nessa tarefa ou não sabe por onde começar? A Zucchi é especialista nesse assunto. Entre em contato para conversarmos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *