Gestão

O que o Valuation pode indicar sobre a sua empresa?

capa-valuation

Já falamos aqui no blog da Zucchi sobre as principais formas de calcular o valuation da sua empresa e sobre como fazer isso usando o método de fluxo descontado.

Com origem no inglês, valuation quer dizer avaliação de empresas. Consiste em um conjunto de métodos financeiros usados para determinar o valor de uma empresa.

E há muitos motivos para fazer isso, que vão desde demonstrar o seu valor com facilidade aos acionistas, sócios e investidores em potencial até a tomada de melhores decisões internamente.

Neste post, você vai descobrir os caminhos que o valuation pode indicar para a sua empresa. Acompanhe!

Mostre as informações que interessam aos investidores

Precisar ir em busca de investimentos é algo comum no dia a dia de empreendedores, que recorrem a bancos ou a outras empresas em busca de apoio para levarem adiante os seus projetos de crescimento.

A sua empresa ter uma boa reputação no mercado pode até ajudar, mas vai ser preciso provar mais do que isso para conseguir um aporte. O que a maioria dos investidores quer saber é: qual é o valor do seu negócio?

Nesse contexto, o valuation é importante porque pode indicar para esses investidores em potencial se a sua empresa é sólida, se tem potencial de crescer de acordo com o previsto e se é seguro fazer o investimento.

Até porque, para investirem na sua ideia, essas pessoas precisam ter algum retorno, certo?

Saiba o seu valor em ações de compra e venda ou de fusão

As ações de compra e venda e de fusão estão cada vez mais alta não só no Brasil como também no mundo todo.

Para muitas empresas, elas representam oportunidade: de crescimento, de dominar uma fatia maior do mercado, de ter mais vantagens competitivas, de acessar mais recursos e uma estrutura maior.

Os benefícios são muitos. E um processo de valuation pode indicar se determinada empresa está apta a passar por esse processo.

Afinal, para fazer a negociação, é preciso estar consciente do valor da empresa. Do contrário, o negócio pode ser vendido por um preço abaixo de seu valor real, acarretando em prejuízos.

Tenha as informações corretas para abrir o capital

O IPO (Initial Public Offering, ou oferta pública inicial) acontece quando a empresa coloca à venda ações para o público pela primeira vez.

Esse processo, também chamado de abertura de capital, é o sonho de muitos empreendedores. Pois, representa lucro para os proprietários e mais dinheiro para expandir os negócios.

Mas, para abrir o capital, é preciso conhecer o seu valor real, o que permite definir o valor das suas ações, informação que você consegue passando por um processo de valuation.

Planilha gratuita precificação produtos e serviços

Mantenha a transparência em sociedades

O valuation é essencial para empresas que funcionam no modelo de sociedade. Isso porque, caso algum dos sócios resolva deixar o negócio, é possível saber o valor que precisa ser pago a ele.

Assim, você mantém a transparência nessa relação, que precisa ser saudável para que a empresa dê certo.

Tome melhores decisões internamente

Digamos que você não pretende buscar investimentos, participar de um processo de fusão ou abrir capital em um futuro próximo. Ainda assim, a sua empresa pode se beneficiar do valuation, você sabia?

Toda empresa existe como propósito de gerar riqueza, e o valuation evidencia se você está nesse caminho corretamente ou não.

Se o valuation está subindo com o passar dos anos, significa que a gestão está sendo eficiente. Se for o contrário, a empresa não está gerando riqueza.

Internamente, ter esse conhecimento sobre o valor da sua empresa é essencial. Pois, permite que a área financeira tome as melhores decisões. Além disso, você obtém uma previsão correta do seu crescimento nos próximos anos.

Neste post, procuramos mostrar como o valuation pode ser estratégico para a sua empresa. Mas, lembre-se, um cálculo tão importante precisa ser feito de forma precisa, com quem entende do assunto. Pois, erros nesse resultado podem resultar na sua empresa tendo prejuízos no futuro.

Por isso, o responsável pelo cálculo precisa dominar as metodologias de cálculo de valuation.

Uma alternativa usada por muitas empresas é contratar especialistas que façam essa avaliação.

Isso é benéfico por dois motivos: além da expertise de quem presta esse serviço, um avaliador externo consegue olhar para os dados da sua empresa com mais isenção em comparação com quem vive a rotina dela.

Se você precisa mensurar o valor da sua empresa, entre em contato com a Zucchi. Nosso time de especialistas está à disposição para tirar as suas dúvidas e ajudar em todo o processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *