Gestão Inovação

Terceirização: a inovação tornando sua empresa especialista no que é

Terceirização_Inovação

A terceirização de algumas atividades pode ser um grande diferencial nos dias de hoje.

Um dos grandes problemas de muitas empresas, é que elas não conseguem focar em suas atividades. Dessa forma, a terceirização pode ajudar as empresas a se tornarem realmente especialistas naquilo que elas de fato são.

Essa terceirização pode partir da inovação dos processos e formas de trabalho. Por isso, a Zucchi traz essa publicação para mostrar como sua empresa a ser mais assertiva no seu segmento.

O que é terceirização?


A terceirização, em linhas gerais, é a contratação de uma empresa ou profissional autônomo para execução de qualquer atividade.

Hoje nas empresas, existe uma tendência de aumento da terceirização nas atividades que não sejam as atividades fins da empresa. Pois, deste modo, a organização consegue se voltar para as atividades que trazem retorno à empresa. Ou seja, as que são o core (núcleo) empresarial.

Por exemplo, hoje geralmente empresas deixam seus serviços de limpeza nas mãos de empresas especializadas e focam nas atividades fins – sejam elas produtos ou serviços.

Dados do IBGE indicam que 22% dos trabalhadores formais são terceirizados. A expectativa de especialistas em Gestão de Pessoas da Exame é de que este número tem boas perspectivas de crescimento nos próximos anos

Como aplicar a terceirização em empresas?

Atualmente a terceirização pode ser aplicada em todas as áreas da empresa que sejam definidas como atividade-meio. Que são as atividades que não são o foco principal da empresa, por exemplo:

  • serviços de alimentação;
  • serviços de conservação patrimonial e de limpeza;
  • serviço de segurança;
  • engenharias e arquitetura;
  • manutenção de máquinas, frotas de veículos e transporte;
  • serviços jurídicos;
  • serviços de assistência médica;
  • serviços de telefonistas e serviços de recepção;
  • serviços de digitação e de processamento de dados;
  • distribuição de produtos;
  • serviços de movimentação interna de materiais;
  • administração de recursos humanos;
  • administração de relações trabalhistas e sindicais;
  • serviços de secretaria e em serviços especializados ligados à atividade-meio do tomador de serviços, dentre outros.

Hoje, a terceirização, ou outsourcing, em inglês, é muito difundida no meio empresarial por trazer diversas vantagens para a gestão do negócio.

A subcontratação de serviços pode aumentar significativamente a rentabilidade da organização contratante, uma vez que tem à disponibilidade de pessoas e tecnologias que não existem na organização. Entretanto, sem desprender muitas disponibilidades para isso.

Vantagens da terceirizar

O fato de delegar atividades a empresas especializadas (terceirizadas) também se torna uma forma de entregar melhores resultados aos clientes.

Isso se deve ao fato de que a empresa ganha fôlego para a exploração de novos mercados e indústrias, para sua gestão de tarefas e otimização dos processos de forma mais assertiva e mais direcionada.

Em um mundo que se fala cada vez mais em startups e aplicativos que solucionam várias dores do mercado, a terceirização também pode se encaixar perfeitamente no modelo de negócios das startups.

Grandes corporações dos mais variados segmentos utilizam as startups como área de pesquisa e desenvolvimento tecnológico (P&D). Tanto para produtos quanto para soluções/serviços.

É o caso da Porto Seguro, que estruturou a Oxigênio Aceleradora como área de P&D. Através das aceleradoras, grandes marcas do mercado avaliam as vastas oportunidades de jovens empreendedores que desenvolvem soluções mais assertivas e enxutas.

Startups e inovação

Se uma empresa de grande porte tentasse criar um novo produto ou solução para o mercado, dificilmente conseguiriam alcançar bons resultados em tão pouco tempo e com uma quantidade limitada de recurso como fazem as startups.

As startups buscam por mentorias de gestão para pivotar suas ideias com metodologias consolidadas e colocar suas soluções no mercado, de forma escalável e replicável.

O Outsourcing é um meio que permite a empresa focar no seu alvo. Assim sendo, se voltar para as atividades que geram valor e receita para a organização. Saber utilizá-la de maneira correta é uma chave que se transforma em sucesso para o empresário.

Caso exista dificuldade da empresa definir quais atividades devem e podem ser terceirizadas, o Ciclo Z de Inovação e o Planejamento por Direcionamento Estratégico, direcionam as atividades que são core e as que agregam valor para a organização.

Baixe o E-book gratuito, Como uma empresa se torna inovadora? Terceirização: a inovação tornando sua empresa especialista no que é.

Conte com a Zucchi para ajudar a sua empresa a definir os seus reais objetivos e focar nas atividades e áreas que podem garantir uma maior competitividade e lucratividade no mercado em que atua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *