Gestão

Precificação: como calcular o preço de produtos e serviços?

Precificação de produtos e serviços

Você sabe fazer a precificação do seu trabalho?

Dar o valor devido aos produtos ou serviços oferecidos é essencial para a saúde financeira da sua empresa. Mas, muitas vezes, pode ser algo difícil de alcançar.

Afinal, ao cobrar demais, você corre o risco de perder clientes. Colocando um valor baixo, por outro lado, pode acabar perdendo dinheiro. Sendo assim, o que fazer?

Uma boa precificação passa por diversos aspectos, como o custo de produção, a margem de lucro, o valor agregado. São alguns conceitos com os quais quer fazer uma boa precificação precisa estar familiarizado.

É sobre eles e também sobre os diferentes tipos de precificação que falaremos neste post. Confira!

Saiba a diferença entre preço e valor

Há um frase conhecida que diz: “preço é o que você paga, valor é o que você leva”. Embora sejam muitas vezes usadas como sinônimos, essas palavras não têm o mesmo significado.

O preço é quantitativo. Para chegar até esse número, parte-se dos processos que foram necessários para fabricar o produto, além do lucro que se busca obter.

Para chegar ao preço, pode-se calcular os custos e despesas de produção, os tributos, o lucro que se deseja obter.

Determinar o valor de um produto ou serviço, por outro lado, é mais subjetivo: está relacionado com a maneira como o cliente percebe o que você está oferecendo.

Necessidade, qualidade e exclusividade são algumas características que o consumidor pode atribuir ao seu produto, dando mais valor a ele.

Os componentes da precificação

Precificar inclui componentes diversos, que vão além dos custos de produção. O comportamento do consumidor, por exemplo, é um fator importante. Ele inclui gostos pessoais, culturais e sociais.

Por isso que, na hora de precificar, é importante que você se pergunte: o que o meu cliente procura?

Responder a essa pergunta inclui não só a qualidade do seu produto ou serviço, mas também a experiência dos consumidores.

Além disso, custo (o quanto você gastou para colocar à venda o produto ou serviço), concorrência (está muito acima ou muito abaixo do que os concorrentes oferecem?) e demanda (o que o consumidor deseja e o quanto está disposto a pagar) devem ser levados em conta.

Equilibrando essas diversas variáveis é possível chegar ao preço ideal para seu produto ou serviço. Um valor que seja justo, atrativo para os clientes e que traga receita para sua empresa.

Fazer uma precificação correta é importante para:

  • Permanecer no mercado
  • Maximizar seus lucros
  • Liderança do mercado
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Conheça os tipos de precificação

Agora que falamos de alguns conceitos básicos, vamos aos tipos de precificação. São três os principais:

Precificação com base em custo

No modelo de precificação baseada em custo, a ideia é delimitar porcentagem que será acrescentada ao custo total dos produtos, o que inclui custos variáveis, fixos, indiretos e diretos. Quem determina isso é a empresa.

Essa é uma estratégia clara, porém que pode ser difícil de calcular, já que alguns custos não são facilmente mensuráveis, em especial no caso dos serviços.

Precificação com base em concorrência

A precificação com base em concorrência analisa os preços dos concorrentes (empresas do mesmo mercado ou segmento) para então definir o preço do seu produto ou serviço. Essa estratégia é útil quando calcular os custos for difícil.

Para empresas menores pode ser complicado dessa forma, pois é difícil competir com grandes empresas, que produzem em larga escala.

Precificação com base em demanda

Por último vem a precificação com base em demanda.

Nesse caso, o preço do produto ou serviço é definido de acordo com o valor percebido pelo cliente, ou seja, com o quanto ele está disposto a pagar pelo que você tem a oferecer.

Nessa equação entram a qualidade do produto, o atendimento, a credibilidade, dentre outros atributos.

Antes de precificar, observe estes pontos

Agora que você já conhece os métodos, fique atento a estas dicas antes de escolher o modelo de precificação ideal para sua empresa.

Saiba quais são seus custos

Na hora de calcular seus custos, leve em conta o que você gastou para produzir, mas também impostos e custos operacionais.

Isso também vale se o que você oferece é um produto digital, como áudios ou vídeos. Outros custos a observar:

  • Disponibilidade do produto ou da demanda: é preciso que o maior catálogo de produtos esteja disponível, garantindo sempre o estoque. Esse é um aspecto que vai afetar o preço dos produtos.
  • Entrega: inclua os custos logísticos, como o frete, na conta do preço final.
  • Marketing: divulgar seus produtos e serviços também custa dinheiro. Não se esqueça de incluir isso no preço final.

Tenha uma margem de lucro definida

Depois de colocar na ponta do lápis os custos do seu produto ou serviço, é hora da parte boa: projetar seus lucros.

Aqui é importante dominar o conceito de lucro líquido, que consiste em subtrair do faturamento total os custos de execução e as despesas fixas e variáveis.

Fazendo essa conta você chega à sua margem de lucro líquido, a porcentagem que seu lucro representa no faturamento.

Fazer esse cálculo é importante para que você entenda o quanto realmente ganha, o ganho “limpo”. Tome cuidado: olhar só para o faturamento pode acabar enganando você!

Sabendo disso, você pode decidir o quanto deseja ter de lucro. Fazer isso vai facilitar a decisão do preço final do seu produto ou serviço, além de orientá-lo quando for preciso diminuir ou aumentar o preço.

Não se esqueça de olhar para o mercado

Ficar fechado no próprio negócio é fácil. Mas não se esqueça de olhar para o mercado. Fazendo isso será possível avaliar seus concorrentes e adequar o seu negócio para torná-lo mais competitivo.

Quer uma ajuda prática para precificar?

Precificar é mais fácil quando você conta com uma planilha específica para isso. Por isso, nós da Zucchi preparamos uma planilha de precificação de produtos e serviços. Faça o download gratuito clicando aqui.

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