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Sua empresa vai existir em 5 anos? Como o diagnóstico de mercado pode mudar seu futuro

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Como o diagnóstico de mercado pode ajudar a responder se a sua empresa ainda vai existir daqui a 5 anos?

Em um mercado que muda com tanta rapidez, muitos empreendedores gostariam de prever o futuro para saber se suas empresas vão dar certo.

Fazer esse tipo de previsão, é claro, não é possível. Mas existem ferramentas no mercado que permitem tomar decisões mais seguras, previsíveis e eficientes. 

É o caso do diagnóstico de mercado. Se você nunca ouviu falar nessa ferramenta, leia este post para saber o que é diagnóstico de mercado, como ele pode ajudar sua empresa e como fazer.

O que é diagnóstico de mercado

O diagnóstico de mercado é uma ferramenta que permite que empreendedores conheçam as tendências do mercado de atuação de suas empresas. Isso é feito com pesquisas que avaliam diversos fatores, como:

  • Macroambiente, como a economia de forma geral e a tecnologia disponível
  • Microambiente, como o potencial do mercado
  • Ambiente interno do negócio
  • Comportamento dos consumidores desse mercado

De posse dessas informações, a ideia é que os gestores da empresa conheçam antecipadamente as tendências de seus segmentos de atuação, adotando-as para sair na frente da concorrência, por exemplo.

Importância do diagnóstico de mercado

Se você está se sentindo inseguro quanto ao seu mercado de atuação, talvez seja o momento de investir em fazer um diagnóstico do seu mercado. Mas nem só para resolver as incertezas de empreendedores serve essa ferramenta.

O diagnóstico de mercado tem uma série de outros benefícios, como:

Conheça o seu público-alvo

Saber mais detalhes sobre o seu público-alvo é uma maneira de oferecer produtos e serviços mais adequados às necessidades dele.

Com o diagnóstico de mercado você fica sabendo quais são as principais características dos seus consumidores: como ele se comporta, qual seu nível de escolaridade, o que ele gosta de fazer nas horas vagas, o que consome.

São informações necessárias para tomar as melhores decisões no seu negócio.

Fique por dentro das estratégias dos seus concorrentes

Tão importante quanto conhecer seus consumidores é ficar por dentro do que a concorrência está fazendo — afinal, é com essas empresas que você vai disputar sua fatia do mercado.

Use o diagnóstico de mercado para analisar o comportamento das empresas concorrentes e conhecer os pontos fracos e fortes delas. Você vai ganhar competitividade no mercado!

Dê o preço certo aos seus produtos e serviços

falamos aqui no blog da Zucchi sobre a importância de dar o preço certo aos seus produtos e serviços.

E o diagnóstico de mercado também pode ajudar nisso, já que, sabendo como seu mercado está, fica mais fácil definir preços que estejam de acordo com as práticas atuais.

Melhore seu posicionamento de mercado

Conhecendo bem a sua empresa, fica mais fácil evidenciar os pontos fortes dela, você concorda?

Aproveite os conhecimentos obtidos com o diagnóstico de mercado e posicione-se da maneira adequada para atrair o público certo.

Diagnóstico de mercado na prática

Não existe uma metodologia única para fazer diagnóstico de mercado. São usadas diversas ferramentas para chegar a essas informações de mercado. Falaremos sobre as principais abaixo.

Mas, antes de começar, lembre-se: é importante estar comprometido com o objetivo de tomar as melhores decisões e de fazer mudanças na empresa. Só ter as informações em mãos não basta.

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma das principais ferramentas usadas para fazer diagnóstico de mercado. 

É preciso definir um problema e um objetivo para a pesquisa. Pode ser aumentar seu conhecimento sobre os clientes, compreender se vale a pena adentrar em determinado mercado, avaliar fornecedores, aprofundar-se nas estratégias da concorrência.

A pesquisa de mercado pode ser feita entrevistando-se clientes, consumidores em potencial, fornecedores, funcionários. Também é possível coletar dados de fontes como prefeituras, universidades e sindicatos.

Depois é feita a análise. É possível também usar dados já disponíveis na empresa. Dá para decidir também entre uma série de abordagens e instrumentos que serão usados na realização da pesquisa.

As informações obtidas aqui vão ter impacto em outras metodologias utilizadas, sobre as quais falaremos mais adiante.

Análise SWOT

A análise SWOT é outra metodologia comumente utilizada para fazer diagnóstico de mercado, assim como no planejamento estratégico.

Nela são listadas as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças da empresa, resultado em um diagnóstico bastante completo tanto da empresa como do mercado em que ela se encontra.

O ambiente interno é avaliado nas forças e fraquezas. Já o ambiente externo é analisado através das oportunidades e ameaças.

Matriz BCG

Outra ferramenta valiosa para diagnóstico de mercado é a Matriz BCG.  Com ela é possível analisar o posicionamento de produtos, serviços e empresas em relação ao ambiente externo e interno. 

A Matriz BCG possui duas dimensões, a taxa de crescimento e a participação de mercado. No eixo Y fica a taxa de crescimento do mercado e no X a participação de mercado relativa. 

Os produtos e serviços, então podem ser posicionados na matriz, sendo classificados em:

  • Pontos de interrogação: são aqueles que estão em um mercado com oportunidades de crescimento, mas a participação deles ainda é pequena.
  • Estrelas: são aqueles que têm grande participação em um mercado de rápido crescimento.
  • Vacas leiteiras: a participação é grande, em um mercado maduro e de crescimento moderado.
  • Abacaxis: tanto o mercado quanto as vendas estão em declínio.

Neste post, mostramos o que é diagnóstico de mercado, apresentamos a importância dessa ferramenta e algumas metodologias utilizadas na sua construção.

Para saber qual a melhor escolha para a sua empresa, no entanto, o melhor é contar com a ajuda de especialistas.

Para isso, você pode contar com a Zucchi! Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar seu negócio a entender melhor o mercado em que está inserido.

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