Gestão

Controle financeiro para ter mais lucratividade

controle financeiro

Quando uma empresa está com dificuldades no controle financeiro interno, geralmente, acaba se envolvendo com empréstimos, começa a não honrar seus compromissos e fecha suas portas em pouco tempo.

Sem um controle financeiro eficaz, a empresa pode cobrar preços que não condizem com a realidade, o que é prejudicial para margens de lucro e volume de vendas.

Aliás, você sabe como calcular e formular o preço dos seus produtos e serviços? Clique aqui e veja o nosso post com dicas práticas e diretas que podem te ajudar a fazer isso.

Ao aumentar de forma adequada o cuidado e o controle financeiro da sua empresa, aumenta, também, a certeza de lucratividade e assertividade na tomada de decisão. Mas, para que isso ocorra, é importante ter gestão e controle sobre todos os aspectos da empresa, principalmente quando falamos de custos.

E COMO GERIR?

Como diz Peter Drucker, o pai da administração moderna, não é possível gerir se não pode controlar. Então, para gerir, inicialmente, é necessário controlar e instituir ferramentas de controle, que podem ser desde o tradicional papel e caneta até uma planilha ou o próprio sistema de gestão (ERP).

Existem diversas formas de fazer o controle financeiro empresarial, cada uma adequada ao tipo e ao tamanho de cada empresa. Para entender um pouco sobre como os gastos são geridos, primeiro precisamos entender que existem diferentes tipos de gastos, com maior ou menor prioridade.

Os gastos fixos são aqueles recorrentes (que são necessários para a operação e, portanto, mais relevantes), já os variáveis são os que variam em função da produção (comissão e impostos, por exemplo).

Em linhas gerais, as ferramentas de controle financeiro visam gerenciar os desembolsos (tanto fixo como variável) da empresa, para que sejam avaliados e até mesmo cortados, se for o caso. Com ferramentas desse tipo, a empresa tem base para melhorar a eficiência dos recursos financeiros.

AS FERRAMENTAS DE GESTÃO

Abaixo descrevemos algumas das principais ferramentas de gestão e controle financeiro de gastos:


As ferramentas de controle financeiro que sugerimos, visamao desenvolvimento empresarial sustentável,que é um dos pilares da gestão.Quando se tem dados financeiros transformados em informação tratada, fica fácil entender o que é necessário e o que pode ser descartável para a operação, a fim de maximizar o lucro.

Com um levantamento rotineiro de dados para um controle financeiro mais profissional e assertivo, é possível extrair informações que podem ter influência direta na tomada de decisões.

CONTROLE FINANCEIRO É ANÁLISE E AÇÃO

Muito bem. Agora que tem todas as ferramentas na mão é importante começar a analisar e racionalizar os custos e despesas. De nada adianta você ter um controle financeiro com ferramentas de gestão, se você não analisar os números levantados e definir ações a partir deles.

Uma análise vertical, ou seja, do próprio período, permite verificar se as contas estão de acordo ou não com o esperado. Também é importante analisar horizontalmente, ou seja, conta por conta, para ver se em algum mês foi extrapolado um valor e em outros não, e assim pensar em um plano de ação para reduzir o custo/despesa em questão.

Após essa análise, é extremamente importante definir metas (alvo) para todos os departamentos – comercial, operacional, logística, recursos humanos e administrativo.

planilha-precificacao-produto-servico-zucchi

O controle financeiro baseado em ferramentas de gestão ajuda a ver se um departamento atingiu ou não a meta. Assim, os demais devem se reunir para discutir, racionalizar e operacionalizar ações em suas áreas para a empresa alcançar os objetivos.

A Zucchi ajuda as organizações a prosperar com um projeto de consultoria focado em redução e racionalização dos custos. Esse projeto compreende orientar e estruturar as ferramentas gestão, bem como auxiliar nas tomadas de decisões de caráter financeiro, sendo um braço dos diretores, diminuindo a probabilidade de imprevistos financeiros.

Clique aqui para entrar em contato com a Zucchi e entender como podemos melhorar o controle financeiro da sua empresa para torná-la mais rentável.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *