Gestão

Como devo agir para melhorar minha empresa em 2020

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Quem tem uma empresa geralmente fica se perguntando, o que fazer para melhorar a minha empresa? Ainda mais, no início do ano que traz consigo a necessidade de pensar em estratégias.

Sabemos desse desafio que negócios e empreendedores enfrentam anualmente.

Por isso, em novembro de 2019, nós da Zucchi realizamos uma masterclass para ensinar aos participantes o caminho para planejarem negócios de sucesso para 2020. 

Foram 3 noites de muito aprendizado, em que abordamos temas como planejamento estratégico, direcionamento estratégico, definição de indicadores e objetivos. 

Resumir todos esses pontos em um só artigo seria impossível.

Por isso, trazemos neste post algumas das principais ideias apresentadas durante a master class, com foco em planejamento estratégico. Confira!

O que é planejamento estratégico

Antes de pensar em melhorar a empresa, é preciso dar um passo atrás e relembrar o que é planejamento estratégico e qual a sua importância.

Não por acaso, esse foi um dos primeiros tópicos apresentados na masterclass.

Faz um planejamento estratégico consiste em definir o alvo da organização, elaborar uma estratégia e definir os passos para alcançá-la. 

É um exercício de reflexão, que exige colocar no papel como a sua empresa espera estar nos próximos anos, inclusive tentando prever mudanças que podem ocorrer no mercado e antecipar riscos.

O planejamento estratégico não algo perpétuo. Ele pode ser revisto e ajustado várias vezes, seja a cada ano, semestre, trimestre ou outra periodicidade da sua preferência.

O final ou o início do ano são bons momentos para isso.

Definindo um direcionamento estratégico

Um dos primeiros passos do planejamento estratégico consiste em definir um objetivo e, depois, o método e os recursos necessários para atingi-lo. 

Onde você quer chegar em 2020? Digamos que a resposta seja aumentar as vendas em 30%.

Com isso em mente, fica mais fácil saber quantos vendedores será preciso contratar, se irá investir mais em marketing, se irá abrir novos canais de venda, se mudará o modelo comercial, se vai ser necessário contratar um novo gestor comercial e etc.

Realizar o diagnóstico e a análise

Com os seus objetivos em mente, é hora de entender quais são as suas barreiras para 2020.

É a hora do diagnóstico, em que você identifica os problemas que impedem você de alcançar os objetivos e como irá solucioná-los. 

Na Zucchi, por exemplo, usamos metodologias de análise Z360º, identificando o problema raiz que impede sua empresa de alcançar os objetivos.

Também utilizamos análises de cenário, em que olhamos para o passado para aprender com os erros que já foram cometidos e prever o futuro.

Outras metodologias usadas são a análise SWOT, a matriz BCG e as 5 forças de Porter.

Fragmentar os objetivos

Com o objetivo e as barreiras em mente, é possível deixar o planejamento para 2020 mais palpável.

Para isso, os objetivos são fragmentados em partes menores, que correspondem às áreas organizacionais: mercado, operações, capital humano e finanças. 

É importante comunicar a toda a empresa que o planejamento estratégico para 2020 está sendo feito, pois, caso seja construído coletivamente, as chances de ser bem aceito são maiores.

Para isso, aproveite as lideranças da empresa.

Definir indicadores

Não basta só fragmentar os objetivos. É preciso também definir indicadores, que serão usados para acompanhar se os objetivos estão sendo alcançados ou não.

Eles podem ser divididos entre quinzenais, mensais, semestrais e anuais. Cada indicador precisa ter uma meta, que é um fracionamento do grande objetivo da empresa. 

Fazendo a implantação e controle

Por fim, é hora de implementar o planejamento para 2020. Afinal, de nada adianta fazer todo esse trabalho se o planejamento estratégico acabar engavetado. 

Por isso, divulgue as ações para 2020 com toda a empresa, seja por meio de e-mails, conversas ou reuniões.

Comunique a eles os objetivos, problemas a superar, indicadores e metas, deixando claro o papel de cada colaborador nesse processo.

Por fim, lembre-se de acompanhar os seus resultados: observe o desempenho de cada equipe e de pessoas específicas e, se necessário, faça ajustes. 

Esses foram alguns dos pontos que apresentamos na masterclass da Zucchi sobre como planejar negócios de sucesso para 2020.

E o seu negócio, está preparando para o próximo ano? Você já tem um planejamento estratégico bem definido? 

Continue acompanhando o nosso blog no próximo ano para saber mais sobre inovação, estratégia e gestão, assim como sobre os nossos próximos eventos.

E, se precisar de ajuda para definir a melhor estratégia para o seu negócio, conte conosco. Clique aqui para marcar uma conversa e entender como a Zucchi pode tornar o seu negócio mais rentável.

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