Inovação

O que é inovação e como ela pode te ajudar

O que é inovação e como ela pode te ajudar

Nos últimos anos, a palavra inovação entrou para o vocabulário das empresas como algo importante de ser alcançado. 

Não é por acaso: em um mercado competitivo e em constante mudança como o atual, pensar em inovação é essencial para empresas que buscam se manter relevantes.

Talvez você pense que inovar é somente para empresas que já nasceram digitais, como as startups do Vale do Silício. Ou para quem tem um orçamento grande à disposição. 

Mas não é verdade. Qualquer empresa pode se tornar inovadora, bastam boas ideias e muita vontade de colocá-las em prática.

Neste post, aprenda o que é inovação, os diferentes tipos e como começar a inovar.

O que é inovação?

A palavra inovar vem do latim innovatio, que descreve uma criação que ainda não foi vista em padrões anteriores. 

Em uma empresa, no entanto, o significado pode ir além, descrevendo, por exemplo, algo que foi renovado, não necessariamente criado. No mundo corporativo, também é importante que a inovação traga retorno financeiro e gere riquezas para a organização.

O que não é inovação

A inovação pode ser cercada de mitos, por isso vale esclarecer também o que inovação não é.

Em primeiro lugar, inovação não consiste em fazer uma descoberta por acaso, isso é uma invenção. Pelo contrário, é fruto de planejamento, esforço e testes.

Também não é um processo solitário. Muitas vezes uma ideia inovadora surge de um trabalho em grupo, com várias cabeças pensando juntas.

Outra ideia errônea é a de que a inovação é proveniente de áreas específicas da empresa, como o marketing. Mas boas ideias podem vir de todos, do CEO ao estagiário. 

Um colaborador do administrativo, por exemplo, certamente conhece os desafios de seu cotidiano melhor que o restante da empresa e pode, dessa forma, propor soluções inovadoras para a área.

Planilha gratuita precificação produtos e serviços - post inovação

Como a inovação pode ajudar sua empresa

Você sabia que uma a cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos, de acordo com o Sebrae? É possível citar diversos motivos para isso, como burocracia, crise econômica e falta de planejamento. 

Mas será que esses negócios não sobreviveriam caso tivessem uma mentalidade inovadora?

Mais do que um diferencial, inovar é hoje uma questão de sobrevivência. E isso vale tanto para quem está começando quanto para quem já está há tempos no mercado e deseja se manter relevante. 

Afinal, é bastante comum que empresas tradicionais acabem sendo ultrapassadas por startups inovadoras.

Tipos de inovação

Agora que você já sabe o que o conceito de inovação, trazemos alguns tipos para você aprender como é possível inovar em diferentes áreas da empresa.

  • Inovação de produto: inovar em termos de produto pode ser fazer um lançamento ou, então, algo que melhore a experiência da sua clientela. 
  • Inovação de serviço: na inovação de serviço, a lógica é a mesma do item anterior. É possível inovar oferecendo um serviço novo, ou atualizando de forma inovadora um serviço já existente.
  • Inovação de modelo de negócio: para uma empresa inovar em termos de modelo de negócio é preciso que crie uma nova lógica de funcionamento. Isso aconteceu, por exemplo, com empresas como Uber e AirBnB, que mudaram a maneira de pedir um carro ou de alugar um apartamento.
  • Inovação de processos: inovar em processos requer mudanças operacionais que tragam ganhos como produtividade e economia.
  • Inovação organizacional: consiste em mudar a maneira como a empresa se organiza. Pode ser desenhando um novo organograma, mudando a gestão, dentre outras formas.
  • Inovação de marketing: inovar no marketing requer um posicionamento novo, uma maneira nova de divulgar seu produto ou serviço.
  • Inovação na comunicação: inovar na comunicação é sutilmente diferente de inovar no marketing. Pense naquela empresa que se comunica de forma única, que independentemente do canal, você reconhece o tom de voz. É provável que essa empresa esteja inovando em comunicação. Só é importante que um plano de comunicação inovador reflita as ideias de uma empresa igualmente inovadora. Caso contrário, o público pode se sentir enganado.

Colocando em prática: como inovar em sua empresa

Se você está convencido da importância de inovar e quer dar os primeiros passos, trazemos algumas dicas neste tópico.

Faça um alinhamento interno

Resolveu dar uma guinada na direção da inovação? Não se esqueça de comunicar seus colaboradores dessa decisão! Para que a estratégia funcione, todos precisam estar engajados. 

Não basta editar sua missão, visão e valores. É preciso comunicar essa mudança e colocá-la em prática, e é muito importante o que for gerado esteja conectado com o Planejamento Estratégico.

Crie um ambiente convidativo

É possível criar, na empresa, um ambiente mais convidativo para inovar. Nele, é preciso que erros sejam admitidos e que as ideias de todos sejam ouvidas. A melhor forma para criar um ambiente criativo, é convidar as pessoas para fazer parte, uma pergunta que sempre utilizamos em nossos projetos é, “Se a empresa fosse sua, o que você faria primeiro?”.

É incrível a quantia de boas ideias, e inovações que surgem quando os colaboradores se sentem donos do negócio. Dessa forma, os colaboradores se sentem à vontade para apresentar ideias.

Faça testes

Com as ideias em mãos, é hora de colocá-las em prática. Que tal desenvolver um protótipo para testar uma nova ideia? 

A criação de um mínimo produto viável (MVP) é uma metodologia adotada por muitas empresas. Desenvolvido sem investimentos muito grandes, o MVP serve para ver se a ideia funciona na prática. Em caso positivo, ela pode ser mais bem trabalhada no futuro.

Para saber mais dicas práticas de como inovar em sua empresa, recomendamos a leitura do post Inovação: como pivotar (mudar os rumos) nos negócios.

Inovar pode ser mais fácil se você conta com ajuda profissional. Veja como a Zucchi pode te ajudar a inovar:

  • Diagnóstico estratégico e corporativo
  • Ciclo de inovação
  • Planejamento e gestão estratégica

Quer saber mais? Entre em contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *