Gestão

Como definir uma meta SMART?

O que é e como definir uma meta SMART

Aqui no blog da Zucchi buscamos trazer dicas de como tornar sua empresa mais assertiva e lucrativa. Neste post, vamos falar sobre como definir metas usando a metodologia SMART na sua empresa.

Todas as empresas devem possuir objetivos claros com relação ao mercado em que estão inseridas, ações e atividades operacionais, gestão de pessoas, resultados financeiros, etc. Mas como definir metas que sejam efetivamente incluídas no dia a dia dos envolvidos?

Um dos meios para fazer isso é utilizando as chamadas metas SMART, ou seja, metas inteligentes, que servem para definir os objetivos do negócio e direcionar a organização para os resultados.

O que são metas SMART?

SMART, em inglês, significa inteligente. Mas a metodologia utilizada para entender como definir metas de uma empresa tem esse nome porque cada letra significa um passo na definição de uma meta, formando uma sigla, conforme veremos logo abaixo.

Para implementar e definir metas SMART em qualquer ambiente empresarial é necessário definir as principais metas, levando em consideração o direcionamento da organização (missão, visão, valores e posicionamento mercadológico).

E, através desse direcionamento, determinar o que deverá ser feito para que essas metas sejam atingidas (pode ser que todas as áreas da empresa possuam metas que visem um objetivo comum ou a meta pode ser direcionada somente para melhoria de algum ponto em determinado setor).

Isso tudo deve ser guiado pelo seu plano de negócios. Se sua empresa ainda não tem um plano definido ou se o seu plano de negócios está defasado ou incompleto, clique aqui para saber um pouco mais sobre como estruturar um plano para o seu negócio.

Após definir metas SMART, observa-se o progresso das equipes (acompanhamento semanal, quinzenal e mensal) e ajustam-se pontos necessários. Dessa forma, o índice de sucesso é muito maior do que das metas que são estabelecidas sem observar os seguintes pontos:

SMART, em inglês, significa inteligente. Mas a metodologia utilizada para entender como definir metas de uma empresa tem esse nome porque cada letra significa um passo na definição de uma meta, formando uma sigla

Como aplicar metas SMART?

Agora, vamos explicar um pouco mais sobre cada um desses padrões de como definir metas. De certo modo, esses pontos funcionam como um checklist das ideias antes de virarem metas SMART efetivas do restante da organização.

1. Específico (Specific): o objetivo precisa ser específico, ou seja, precisa ser quantificado com facilidade. Um modo de verificar se a meta é específica é respondendo algumas perguntas, como: onde será realizada? como será conquistada? quais os responsáveis pela meta?

Um exemplo claro são as metas abaixo:

  • aumentar o faturamento em 10% na linha A de produtos;
  • captar 3 novos clientes por mês, entre outros.

2. Mensurável (Measurable): é necessário medir e acompanhar o desempenho das metas, e isso se dá de diversas formas; uma delas é o acompanhamento mensal do desempenho perante a meta e o desenvolvimento de parâmetros mensais (quantidade de produtos entregues por semana, etc.).

Aqui podem ser feitas perguntas do tipo: qual o resultado esperado com a meta?

3. Atingível (Attainable): as metas devem ser humanamente e profissionalmente possíveis; metas baixas ou impossíveis de serem alcançadas não encorajam os envolvidos a correr atrás dos objetivos.

Para que sejam feitas metas possíveis, é necessário observar os fluxos atuais da empresa e adequá-las de maneira realista. Perguntas que podem ser feitas nesse sentido são:

  • olhando para o passado da empresa, é possível atingir a meta?
  • os colaboradores acreditam que a meta é possível?  

Permitir que os colaboradores consigam ajudar a definir a meta é extremamente importante, pois quando a equipe não acredita é impossível alcançar qualquer objetivo.

[DICA IMPORTANTE] Uma dica importante para auxiliar os colaboradores a vislumbrar uma boa meta, é fracioná-la. Por exemplo: se o colaborador tem que efetivar 25 vendas no mês, e a taxa de conversão é de 25%, então deve visitar 100 clientes durante todo o mês. Considerando 22 dias úteis no mês, o colaborador deve visitar 4,5 clientes por dia para alcançar a meta.

4. Relevância (Relevant): quando desenvolvemos objetivos em qualquer âmbito, é necessário que se olhe o impacto desse objetivo para a empresa como um todo.

A definição de metas que não vêm ao encontro das necessidades da empresa e dos clientes não deve ser encorajada, uma vez que desvirtua do foco central da empresa, além de não gerar engajamento dos colaboradores.

5. Temporal (Time Based): é necessário que todas as metas tenham tempo para serem desempenhadas, assim é desenvolvido um calendário realista de quando elas serão atingidas e, no caso de imprevistos, a empresa têm tempo hábil para calibrar as metas ou começar a tornar a ação mais efetiva para que sejam alcançadas.

Abaixo sugerimos alguns exemplos de metas SMART por área de atuação, para facilitar o entendimento e ajudar sua organização a prosperar, deixando o alvo cada vez mais palpável e alcançável.

Exemplos de metas SMART por área de atuação, para facilitar o entendimento e ajudar sua organização a prosperar, deixando o alvo cada vez mais palpável e alcançável.

Observando todos esses pontos, a probabilidade da empresa definir metas inteligentes e cumprir e superar seus objetivos é significativamente maior do que uma empresa que não se preocupa com a definição de um alvo corporativo.

Em muitas empresas, vislumbramos excelentes colaboradores que atiram para todos os lados, tentando alcançar algo que não está definido. Ao final de um período, ficam com a sensação de que trabalharam e deram o seu melhor mas não fizeram nada de efetivo.

Hoje começamos sempre pela definição do alvo da organização e o desdobramos em ações palpáveis e assertivas. Entendemos que existe um tempo de adequação e entendimento, mas acreditamos que com sabedoria e determinação é possível colher bons frutos.

A Zucchi utiliza a metodologia SMART para implantar objetivos e resultados-chave. E por meio de metodologias ajuda várias organizações a prosperarem de forma guiada, assertiva e inteligente.

E você, o que achou dessa metodologia? Clique aqui, conte para nós e aproveite para marcar uma conversa para saber mais como a Zucchi pode ajudá-lo a entender melhor como definir as metas da sua empresa.


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