Gestão

Valuation: como mensurar o valor de uma empresa?

Como mensurar o valor de uma empresa?

A avaliação de empresas, ou valuation,  pode ser definida como um estudo aprofundado de vários fatores a fim de se chegar a um valor justo da ação de uma empresa. Esse estudo envolve diversos elementos além da mera avaliação dos ativos da empresa, como as tendências de mercado, ou mesmo o capital humano envolvido na gestão do negócio, que inclui dados mais subjetivos e difíceis de mensurar, então utiliza-se uma série de metodologias para que o valor de uma empresa, ou seja, o resultado da avaliação, seja o mais preciso possível.

Existem diversos meios para se fazer a avaliação de empresas, uma vez que se deve considerar seu porte, ramo de atividade e outras particularidades.

Método pelo valor patrimonial

O método mais simples de avaliação de empresas é o de valor patrimonial, que consiste em avaliar o valor de bens e direito (ativo) menos as obrigações e deveres (passivo). E em outras palavras, é o valor do patrimônio líquido constante no balanço patrimonial.

Método por valor de Liquidação

Este método de valuation consiste em avaliar o montante referente à venda dos ativos tangíveis (que podem ser mensurados monetariamente) da empresa após a liquidação de suas dívidas com fornecedores. De modo geral, é o valor mínimo pelo qual uma empresa deve ser vendida.

Método por valor de Mercado

O método de avaliação de empresas por valor de Mercado aplica-se a empresas de capital aberto (presentes na bolsa de valores), baseando-se no valor das ações. Nesse método, define-se um período de tempo e calcula-se a média ponderada do preço das ações da empresa naquele período e divide-se pela quantidade de ações.

Múltiplos EBITDA

O método de Múltiplos EBITDA consiste em levantar o resultado operacional líquido e multiplicá-lo pelo múltiplo em outras transações do mesmo segmento de mercado. Os valores dos múltiplos variam com frequência, pois sofrem interferência da situação econômica do país, do segmento de mercado, entre outros fatores.

Método Fluxo de Caixa Descontado

É o método de valuation mais utilizado, por meio do qual se avalia o mercado e suas tendências e projeta-se o fluxo de caixa futuro aplicando uma taxa de desconto adequada ao segmento. Esse método exige mais entendimento do ambiente em que a empresa se situa, seu posicionamento e projeções de crescimento.

Abaixo apresentamos um breve comparativo sobre os métodos de valuation a partir de pontos fortes e fracos.

Por que mensurar o valor de uma empresa?

Ao mensurar o valor da empresa é possível entender e demonstrar aos acionistas/sócios ou possíveis investidores o retorno de investimento e de geração de receita. Indicamos que se utilize mais de um método para avaliar uma empresa, para ponderar o valor obtido em cada avaliação. Ao utilizar os métodos combinados, é possível chegar a um resultado adequado de valor da empresa.

De maneira ampla, existem vários motivos para se fazer uma avaliação empresarial, quando existe o processo de compra e venda. O valuation auxilia todos os lados negociantes, pois mostra um valor plausível de negociação e acelera o processo. Também é de extrema importância para tomada de decisões estratégicas, uma vez que a projeção de fluxos futuros e seus impactos na empresa é demonstrada e avaliada com maior clareza, sempre buscando um retorno do investimento mais atrativo aos acionistas.

Por mais que alguns métodos sejam simples, quando feita por pessoas especializadas, a avaliação de empresas tende a ser mais precisa, pois quem está de fora considera apenas os fatos (dados, números, estatísticas), o que é difícil de acontecer quando o avaliador está inserido na rotina da empresa.

Se está precisando mensurar o valor da sua empresa ou quer saber mais sobre valuation, entre em contato conosco. Nossa equipe está à disposição para tirar dúvidas e também auxiliar em todo o processo.

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