Inovação

Saiba como a inovação se comporta fora do segmento tecnológico

Saiba como a inovação se comporta fora do segmento tecnológico.

Hoje em dia, a inovação é um dos meios mais efetivos de diferenciação. Temos o pensamento de que inovação é algo somente relacionado à tecnologia, como braços robóticos e celulares de última geração. No entanto, esse é somente um dos tipos de inovação que podem ser desenvolvidos em uma empresa.

Quando uma empresa consegue mostrar e agregar valor em algo relacionado à sua marca, ela tem seu lugar ao sol, e é isso que a inovação busca: gerar uma experiência diferenciadora para seu cliente. A inovação é, em linhas gerais, o processo que inclui atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de produtos, serviços ou processos novos ou melhorados.

Tipos de inovação:

Produto/serviço:

Pode ser feita por meio da introdução no mercado de um produto ou serviço novo ou a incorporação de melhoria significativa em algo já existente, agregando valor ao cliente. Vale acrescentar novas funcionalidades, alterar componentes, modificar design e embalagem, melhorar a forma da entrega, agregar inteligência e acessórios, entre tantas possibilidades. O NUBank tem a característica de agregar funcionalidades ao seu cartão, observando o comportamento de seus clientes.

Marketing e vendas

Pode ser feito por meio de novos processos e abordagens de marketing que transformam a maneira como a empresa desenvolve suas soluções, estabelece preços, segmenta seus clientes, comunica suas mensagens, posiciona-se no mercado, entre outros, diferenciando sua oferta e fortalecendo sua proposta de valor. O Magazine Luiza possui uma assistente virtual chamada Lu, que observa a movimentação do internauta dentro do site, sugere comparativos e demonstra a qualidade dos produtos visualizados.

Organizacional e de processos

Esses modos de inovação ocorrem quando a empresa adota novas maneiras de organizar pessoas, métodos, fluxos e processos no próprio trabalho para sustentar e ampliar a capacidade competitiva e criar valor para o cliente. Em geral, esse tipo de inovação acelera a produtividade, reduz custos, aumenta a qualidade, diminui o impacto das atividades no ambiente, entre outros. Naturalmente, também se inova em processos ligados a funções como finanças, recursos humanos e vendas.

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos
sobre governaça, estratéga e gestão no seu e-mail.

Modelo de negócio

É a inovação que ocorre quando se implementa uma mudança significativa na forma como a empresa faz negócios, atuando sobre dois componentes fundamentais da oferta: a proposta de valor oferecida aos clientes (inovando no segmento-alvo de clientes, na oferta em si e no modelo de gerar receita) e o modelo de operação (incluindo mudanças em toda a cadeia de valor). Na maioria das inovações desse tipo, ocorre um mix de dois ou mais tipos de inovação simultaneamente. A inovação de modelo de negócios incorpora, em geral, inovações em todos os pilares: produtos, serviços, processos, marketing e organização. Uma empresa que decidiu por migrar seu modelo de negócio foi a Uber no Brasil, extinguindo a taxa  cobrada dos motoristas sobre o valor de cada corrida e adotando um sistema variável de acordo com cada viagem. A finalidade dessa mudança foi deixar mais atrativo o negócio a potenciais novos motoristas do aplicativo.

Conclusão

A inovação é crucial nos negócios quando buscamos alcançar novos resultados. Com as mesmas ferramentas e métodos, os resultados serão sempre os mesmos. Por isso, é indispensável entregar produtos/serviços com novas funções, implantar estrutura organizacional diferenciada, nos comunicar de outra forma, adotar um modelo de negócio que foge do padrão. Isso é a essência da inovação.

A Kodak não inovou nos seus negócios e acabou sendo engolida por uma tecnologia que usou a mesma base de produtos (câmeras), mas foi aplicado de uma nova forma, ou seja, (câmera) digital.

O consumidor mudou, e exige a inovação fora dos segmentos tecnológicos. Para sua empresa não ser engolida como a Kodak, aprofunde-se nos 4 tipos de inovação que apresentamos neste texto e veja qual – ou quais – melhor se encaixa no seu perfil e veja as mudanças necessárias para gerar inovação na sua empresa.

Se tiver alguma dúvida ou quiser mais informações sobre como inovar em seu negócio, deixe um recado para a gente nos comentários. Nós podemos ajudar a sua empresa a prosperar.

1 thought on “Saiba como a inovação se comporta fora do segmento tecnológico”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *