Inovação

Case Plano A: modelo de franquia para loja de móveis planejados

Começar um modelo de franquia de sucesso é sempre um desafio. Há inúmeros fatores que precisam ser considerados e, às vezes, quem está à frente do processo, por estar focado em questões técnicas, por exemplo, não consegue visualizar o todo e acaba deixando passar detalhes que podem comprometer a solidez do empreendimento.

Para evitar esses contratempos, uma saída viável é buscar auxílio profissional na área de planejamento estratégico, pesquisa de mercado e elaboração de planos de negócios. Uma consultoria especializada vai identificar pontos positivos e negativos da ideia apresentada, avaliar se o modelo de negócio é escalável e replicável, analisar a viabilidade do negócio a ser implantado e, também, as ameaças e oportunidades que podem surgir ao longo do caminho.

O problema

Foi essa situação que levou dois empresários do setor moveleiro a procurar a Zucchi, em 2018. Líderes em uma loja de móveis planejados em Chapecó, insatisfeitos com a forma como o trabalho vinha sendo realizado, eles decidiram criar algo diferente, que solucionasse os problemas mais corriqueiros dos consumidores, dos lojistas e, claro, das indústrias de móveis. Mas não sabiam como fazer isso. موقع مراهنات المباريات

Na primeira conversa, ao identificar que os diferenciais da nova empresa não estavam claros, a Zucchi propôs o Ciclo Z de Inovação, um método que busca inovar em um segmento já consolidado, analisando a geração de valor para o cliente, a partir da definição do alvo, para então debater o método e atrair os recursos necessários e adequados para a execução da ideia. E foi aí que o modelo de franquia se tornou uma opção para criar a Plano A Móveis Planejados.

O começo

Para começar, foi feita uma pesquisa prévia para levantar dados técnicos, especialmente números divulgados em estudos do ramo moveleiro, e identificar as principais dores da indústria e dos lojistas. Também foram realizadas entrevistas com clientes, ex-clientes e prospects, para descobrir o nível de (in)satisfação em relação à qualidade do serviço (incluindo desde o atendimento inicial até a montagem dos móveis) e do produto. موقع بيت 365 لكرة القدم

Os achados

Uma queixa recorrente nos três segmentos – cliente, lojista e indústria – foi a falta de padrão nos processos.

Consumidores e donos de lojas reclamaram também do custo. Para o cliente, o valor pago é alto demais em relação à qualidade do produto entregue. بلاك جاك كازينو Já o lojista argumenta que a elaboração do projeto encarece o móvel, pois profissionais especializados cobram mais pelo serviço.

Da indústria, o lojista espera mais comprometimento, no sentido de atender a demanda no prazo, sem perder em qualidade.

Na outra ponta, a indústria aponta a má gestão das lojas, que abrem falência e deixam de quitar as dívidas, além de falhas no atendimento ao cliente e na montagem dos móveis, que acabam denegrindo a imagem da marca, quando, na verdade, a responsabilidade seria do lojista. قانون لعبة البوكر العاب اندرويد

O que é o Ciclo Z

Para validar o modelo de franquia, A Zucchi utilizou o Ciclo Z de Inovação, um método que repensa o modelo de negócio e a geração de valor da organização, a partir da definição do alvo, estruturação do método e captação do recurso. Fundamentado no conceito design thinking, é desenvolvido em quatro etapas, utilizando uma forma dinâmica e eficiente para identificar, conquistar, manter e surpreender clientes.

O resultado do Ciclo Z é o Canvas, no qual constam todas as definições e inovações levantadas durante o debate.

Proposta de inovação

Depois de vencidas as quatro etapas (identificar, conquistar, manter e surpreender clientes), parte-se para a elaboração da proposta de inovação, ou seja, qual será o resultado prático de tudo que foi discutido e como será implementado.

No caso exposto, a proposta de negócio será criar uma loja de móveis planejados que atuará com foco inicial na região oeste de Santa Catarina, mas que atenderá todo o Brasil. O elemento inovador, gerado no Ciclo Z, está na forma de processo e serviço, método de geração de experiência e resultado para o cliente, incluindo:

  • consultoria, através de questionário com imagens e perguntas, para entender o que o cliente espera do projeto e o estilo que deseja;
  • formulação (projeto elaborado via centro de serviços compartilhados – CSC para agilizar as grandes demandas) e aprovação do projeto com auxílio de ferramentas de realidade virtual e apresentações em ambiente que permita o cliente ter uma imersão no projeto;
  • assessoria para decoração dos ambientes e serviços de elétrica/hidráulica (pagos à parte);
  • montagem dos móveis com padrão de excelência (diferencial na apresentação dos montadores, bem como do cuidado com piso, paredes e outras mobílias durante a montagem dos móveis);
  • cuidado, através de relacionamento próximo com o cliente (contato com intervalo máximo de 6 meses), a fim de medir a satisfação do cliente com o móvel e fazer a marca ser lembrada;
  • atendimento personalizado e exclusivo em todas as fases, do projeto à entrega, deixando a loja especialista em surpreender o cliente.

Para a indústria, a inovação seria o desenvolvimento de um software para gerenciamento de processos e um modelo de franquia que apoie e supra as necessidades do franqueado da gestão à operação de cada unidade do negócio.

Após a realização do Ciclo Z de Inovação e da aprovação dos empresários, desenvolve-se o plano de negócios, que compreende, além de aprofundamento dos pontos abordados durante o ciclo, as estratégias que serão utilizadas nos âmbitos comercial e operacional, bem como projeções financeiras e outros elementos necessários.

Hoje, o projeto Plano A está em fase de captação de investimento junto a uma indústria moveleira, já que o projeto compreende inovação tanto para a indústria quanto para o lojista.

Conclusão

Para fazer com que o desafio de empreender seja bem-sucedido em um modelo de franquia, é importante conhecer o mercado, não só no tamanho e em quanto é possível faturar com ele, mas conhecê-lo a ponto de solucionar uma dor do cliente, e fazer com que essa solução seja viável tanto para o empreendedor quanto para o consumidor. E, também, entender os processos para torná-los replicáveis em todos os cenários possíveis. مراهنات رياضية

A Zucchi ajuda as organizações a prosperar debatendo exaustivamente os modelos de negócios de empreendimentos novos e já consolidados com a metodologia do ciclo de inovação e analisa a viabilidade econômica e financeira com os planos de negócios. Essas soluções aumentam consideravelmente as chances de êxito de uma franquia ou empreendimento no mercado atual.

1 thought on “Case Plano A: modelo de franquia para loja de móveis planejados”

  1. Boa noite Andersson .
    Sou marceneiro e tenho interesse em abrir uma loja de móveis planejados,
    estava pesquisando o conceito Canvas ( franquias ) e visualizei o Case Plano A
    para o sucesso da Industria à Loja parceria interessante através do Ciclo Z .
    Sou de São Paulo e com experiência no ramo sei que as melhores Industrias estão
    situadas no Sul, por isso peço por gentileza o contato desta Industria para conhecer
    a Marca e uma possível parceria de sucesso.
    Agradeço sua atenção.

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